Aviação acessível e segura
A Aviação de Lazer permite realizar o seu sonho de voar sem objectivos ou obrigações profissionais.
Desenvolvida principalmente pelos avanços tecnológicos das últimas décadas a categoria das aeronaves ultraleves permitem hoje que qualquer pessoa tenha os céus ao seu alcance. De construção tão variada, desde a clássica construção aeronáutica de tubo e tela à utilização de compósitos de ultima geração, com equipamentos simples a equipamentos tecnológicos como GPS ou pilotos automáticos, de auto-giros a anfíbios, os ultraleves estão hoje num dos grupos mais avançados e seguros da aviação não profissional.
O mundo da Aviação Ultraleve é divido em 3 grupos:
- O Grupo 1 consiste em aeronaves com comando de voo simples (2 eixos), tais como paramotores ou pendulares motorizados (trikes).
- O Grupo 2 engloba aeronaves com comandos de voo completo (3 eixos) e com uma velocidade de cruzeiro inferior a 148Km/h (75% da potência a 5.000 pés). As aeronaves deste grupo apesar de simples, podem voar em espaço aéreo controlado, sendo possível percorrer sem qualquer problema todo o espaço Aéreo Europeu. São aeronaves ultraleves na sua essência, ideais para quem quer usufruir do prazer do voo de lazer sem grandes custos.
- No Grupo 3 incluem-se as aeronaves com comandos de voo completo (3 eixos), não têm limite de velocidade de cruzeiro, sendo comum encontrarem-se aeronaves que efectuem 250 Km/h de cruzeiro ou mesmo mais de 300Km/h. Estas aeronaves são também normalmente equipadas com equipamentos avançados, tais como pilotos-automáticos, hélices de passo variável ou trens de aterragem retracteis.
Característica comum à Aviação Ultraleve é a baixa velocidade de perda (velocidade mínima à qual uma aeronave perde as suas características de sustentação) situando-se obrigatoriamente nos 65 Km/h ou menos, o facto de poderem ser equipados com pára-quedas para a própria aeronave, o baixo consumo de operação (cerca de 12 litros de gasolina 95 Octanas por hora de voo) e a facilidade de operação.